Um estudo sobre a alfabetização financeira em discentes em uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte/MG
Resumo
Esta pesquisa investigou o nível de alfabetização financeira de discentes de Administração e Engenharia de Produção Civil, no decorrer da graduação, em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A alfabetização financeira abrange conhecimento, comportamento e atitude financeira. Para a realização deste estudo foi aplicado um questionário online aos discentes de Administração e Engenharia de Produção Civil em uma IES. Para analisar os resultados, foi utilizada a estatística descritiva e a análise de regressão linear múltipla. Com os resultados, observou-se que os conhecimentos e comportamentos não são tão exemplares quanto a atitude financeira. Constatou-se que quanto mais próximos dos últimos períodos, maior o nível de alfabetização financeira do discente. Outro resultado obtido foi a definição das variáveis socioeconômicas que podem explicar o nível de alfabetização financeira dos discentes. À medida que a renda aumenta, a alfabetização financeira aumenta; e pessoas casadas e com pais com maior escolaridade possuem maior nível de alfabetização financeira. Portanto, os resultados obtidos revelam a importância do tema e destacam a necessidade de aprimorar o conhecimento e comportamento financeiro dos indivíduos, que, por sua vez, sabem o que é certo a se fazer, mas têm dificuldade de tomar decisões financeiras assertivas.
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