Evolução das políticas públicas relacionadas ao saneamento básico no Brasil na definição de agenda-setting

Autores

  • Silvio Paula Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Thaysa Cervantes Ennes Doreto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Cibelle Queiroz de Melo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Gemael Chaebo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

O estudo teve como objetivo principal investigar a evolução das políticas públicas relacionadas ao saneamento básico no Brasil, no período de 2018 a 2022, na definição de agenda (agenda-setting). Para isso, apresenta um breve histórico do saneamento básico no Brasil e, na sequência, procura relacionar os impactos verificados na realização de obras públicas de infraestrutura para fornecimento de água e esgoto às diversas regiões do país nos últimos anos, através da análise de dados apresentados pelos sítios eletrônicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Sistema do Ministério das Cidades (SNIS), relatório emitido pela Organização Trata Brasil, além do auxílio da ferramenta Google Trends para visualizar o impacto midiático sobre o assunto na criação de políticas públicas. Os resultados apontam para maiores investimentos em distribuição da água potável, possibilidade de maior ampliação em rede de esgoto e o impacto ao longo dos anos, da opinião pública na agenda setting.

Biografia do Autor

  • Thaysa Cervantes Ennes Doreto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Mestranda em Administração Pública pela rede (PROFIAP/ESAN//UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2008). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela UCDB. Especialista em Direito Constitucional pela Rede de Ensino Damásio. Pós-graduanda em Direito médico e da saúde. 

  • Cibelle Queiroz de Melo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Trabalha na Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul - PGE/MS. Mestranda em Administração Pública pela rede (PROFIAP/ESAN//UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialização em Administração de empresas. Fundação Getúlio Vargas, FGV. Graduada em Administração pelo Centro Universitário (UDC).

  • Gemael Chaebo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Docente no mestrado profissional em Administração Pública (PROFIAP/ESAN/UFMS) e no mestrado em Ciências Contábeis (ESAN/UFMS). Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas.  Três Lagoas - MS. UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ribeiro, S. P., Doreto, T. C. E. ., Melo, C. Q. de ., & Chaebo, G. . (2025). Evolução das políticas públicas relacionadas ao saneamento básico no Brasil na definição de agenda-setting. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 17(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/399