Processo de avaliação de desempenho funcional nas instituições de ensino superior brasileiras: um estudo bibliográfico

Autores

  • Fabiane Oliveira de Almeida Gonçalves Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Cidineide Gerônimo Ribeiro da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as produções científicas sobre avaliação de desempenho em instituições públicas brasileiras de ensino superior de 2020 a 2025, mediante uma revisão integrativa da literatura na plataforma do Google Acadêmico. Foram selecionados cinco artigos, cuja análise apontou o reconhecimento unânime da importância da avaliação funcional enquanto ferramenta gerencial; o predomínio de pesquisas voltadas para a visão dos gestores; e a necessidade de aprimoramento dos processos avaliativos, melhorando lacunas que são específicas para cada instituição.

Palavras-Chave: Avaliação de desempenho. Instituição de Ensino Superior. Gestão pública.

Biografia do Autor

  • Fabiane Oliveira de Almeida Gonçalves, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Bacharel em Ciências Contábeis (2009), pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Especialista em Contabilidade Gerencial com Ênfase em Controladoria (2013), também pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Analista Universitária, da área de Ciências Contábeis, atua na Gerência de Contabilidade e Finanças - GEFIN, da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Paralelamente, atua como Gerente Financeira na FOCO Empreendimentos e presta Consultoria na área de Controladoria e Finanças Empresariais para pequenas e médias empresas

  • Cidineide Gerônimo Ribeiro da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialização em Gestão Empresarial. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente do curso de Administração. Experiência de 13 anos na área industrial (Recursos Humanos). Experiência em coordenação de curso de graduação e Pós graduação. Ministrou aulas na pós graduação nas instituições UNIFACS, PITAGORAS, FTC, UNEF E UEFS. Membro do Grupo de Pesquisa: (a) Família e Desenvolvimento Sustentável - UEFS; (b) Família em Mudança - UCSal. Membro do Conselho Feira Empreende; membro do Conselho da Rede de Educação Empreendedora de Feira de Santana. Colaboradora a mais de 10 anos com as empresas juniores. Supervisora de Estágio. Mentora de carreira. Formação em PNL(PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA). Graduada em Psicologia pela FACULDADE ANISIO TEIXEIRA. Atuação na Psicologia Clínica e Organizacional. Temáticas que trabalha: recursos humanos, empreendedorismo e inovação, qualidade, metodologia da pesquisa e elaboração de projetos de intervenção social e empresarial. Pós graduação pela PUC-PR Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness

Downloads

Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira de Almeida Gonçalves, F., & GERONIMO RIBEIRO, C. (2025). Processo de avaliação de desempenho funcional nas instituições de ensino superior brasileiras: um estudo bibliográfico. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 17(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/404