Eleições e despesas de capital em Saquarema: o RCPG impacta no jogo da legitimidade do gestor público?

Autores

Resumo

Este artigo analisa os Relatórios Contábeis se o município de Saquarema que integra a Baixada Litorânea, à luz da Teoria da Legitimidade, adequou as despesas de capital às expectativas da sociedade durante os períodos eleitorais de 2017-2019 e 2021-2023. Para tal, adotou-se uma metodologia quantitativa, por meio de coleta de dados manual no SICONFI, para aplicação de estatística descritiva nos dispêndios de capital, utilizando o método comparativo para avaliar as variações nos investimentos nesses períodos em relação às expectativas sociais. Os resultados indicam uma evolução nos dispêndios de capital no que tange ao grupo de natureza da despesa 4 - investimentos em todos os períodos analisados por meio da aplicação da estatística descritiva em DCASP, com auxílio de conceitos de CASP com fulcro na teoria da legitimidade. Conclui-se que, apesar da possibilidade de existência de accounting gimmicks, a ciência contábil é um instrumento de avaliação do gestor para o fórum de modo a promover a accountability vertical, horizontal e diagonal, estimulando, por conseguinte a stewardship. Os resultados da contabilidade pública podem impactar positivamente ou negativamente na legitimidade do gestor público.

Biografia do Autor

  • Ian Dias Veloso de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, tendo concluído em dezembro de 2010 e Pós-Graduação em Contabilidade (Especialização 360 horas), pela Faculdade Internacional Signorelli. Já foi aprovado e convocado para 9 concursos públicos, atualmente ocupa o cargo Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria Geral da União - CGU, foi aprovado em 9 lugar, e é Mestrando em Ciências Contábeis - PPGCC - MCC UERJ 4 Período. Trabalhou 11 anos e 2 meses na função de Auditor do Estado na Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro - CGE/RJ, foi aprovado em 7 lugar. Possui no idioma Inglês, a seguinte titulação (Cambridge Esol Examinations): Preliminary English Test que confere o status de inglês intermediário atestado por Cambridge. 39 colocado - Edital CEPUERJ 2008 - Agente Administrativo do Conselho Regional de Psicologia - CRP RJ, 6 colocado - Edital PMABR2012 - Auditor Fiscal Tributário Municipal da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, 2 colocado - Edital PMABR2012 Contador da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, 19 colocado - Concurso Público Municipal 2012 - Contador da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, 5 colocado - Edital 2011 - Analista Contábil IMBEL, 2 colocado - Edital 2011 - Contador IMBEL,9 colocado - Edital n 2/2011 - Contador EMGEPRON, 4 colocado - Edital 01/2019 Professor Faetec I - Gestão e Negócios - Contabilidade - 20h - Região Metropolitana do RJ, 9 colocado Edital CGU n 01/2021- Auditor Federal de Finanças e Controle Lotação Região Norte Acre, 25 colocado - EDITAL N 01/2022 - Contador Distribuidor - Tribunal de Justiça de Tocantins, PETROBRAS - PSP RH 2017.2 - CLASSIFICAÇÃO AC: 70 - CARGO: CONTADOR JÚNIORTRANSPETRO PSP RH-2018.1 - CLASSIFICAÇÃO AC: 15 - CARGO: CONTADOR JÚNIOR.

  • Waldir Jorge Ladeira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Waldir Jorge Ladeira dos Santos é Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ, Mestre em Contabilidade Financeira pela FAF/UERJ, Pós-graduado em Auditoria Interna, em Administração de Recursos Humanos e em Docência Superior, Contador e Administrador de Empresas. Sua experiência profissional inclui os cargos de Oficial do Exército Brasileiro na 1. Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, Professor Universitário, Secretário Municipal de Fazenda, de Controle Interno e Executivo, Coordenador em diversas IES e Co-autor dos livros Contabilidade dos Investimentos em Participações Societárias e Contabilização de Ativos Financeiros em Participações Societárias (ed. FGV); Tópicos Contemporâneos de Gestão Pública: Finanças em Foco (ed. Freitas Bastos); Planejamento, Controle e Informação (ed. Interciência), Contabilidade Geral I e II (ed. CEDERJ); Membro de Bancas de Concursos Públicos, Membro do Conselho Editorial da Revista Científica Pensar Contábil do CRCRJ e da Revista Educação e Pesquisa em Contabilidade do CFC, Conselheiro (2002/21) e Presidente do CRC/RJ (2018/19), detentor das Medalhas: Alumni, da UNESA; Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Mérito Contábil, da Câmara Municipal de Duque de Caxias-RJ; Mérito Contábil Estadual Orlando Martins Pinto, do Contador Ivo Malhães de Oliveira por mandato de Presidência, e de Agraciamento Contadora Vitória Maria da Silva do CRCRJ.Atualmente é sócio da WL Capital Intelectual, Capacitação e Treinamento, Consultor, Professor Titular e Vice Diretor (2024 a 2027) da Faculdade de Administração e Finanças - FAF/UERJ, desde 2002, onde leciona no Mestrado de Ciências Contábeis (desde 2010) e nas Graduações de Administração e Ciências Contábeis, Coordenador Geral do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Gestão Pública ACT UERJ e Secretarias de Estado da Casa Civil, Planejamento e Fazenda (2024); Professor Adjunto da UFRJ, desde 2014; Professor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, desde 2019; e Professor Convidado de Pós Graduação MBA da Fundação Getúlio Vargas FGV, desde 1999; Acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Rio de Janeiro ACCERJ; e da Academia Nacional de Economia e Políticas Sociais ANE.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias Veloso de Almeida, I., & Jorge Ladeira dos Santos, W. (2025). Eleições e despesas de capital em Saquarema: o RCPG impacta no jogo da legitimidade do gestor público?. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 17(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/428