Teoria da escolha pública: revisão sistemática da produção mundial de alto impacto

Autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar um mapeamento da produção científica relacionada à Teoria da Escolha Pública (TEP), fornecendo uma visão geral dessa produção em diversas bases de dados importantes, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Além disso, buscou-se analisar as principais tendências que tem sido alvo de discussões e realizar uma classificação metodológica para os trabalhos. A análise dos artigos publicados entre 2013 e 2023 revelou um aumento significativo nos estudos recentes, abrangendo tópicos como Gastos Públicos, Abordagens de Governança e Estudos Teóricos sobre a TEP. Os resultados apontaram uma predominância de abordagens quantitativas e uma inclinação para a Pesquisa Explicativa entre os artigos revisados. Embora a Teoria da Escolha Pública tenha sido amplamente utilizada para fundamentar problemas de pesquisa e hipóteses testadas, a análise dos resultados revelou uma utilização limitada da TEP na interpretação dos dados, levantando questões sobre sua eficácia na pesquisa acadêmica. Dessa forma, este estudo destaca a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre a aplicação e o papel da Teoria da Escolha Pública na pesquisa científica, visando uma integração mais efetiva e rigorosa desse arcabouço teórico na análise e interpretação dos fenômenos investigados.

Biografia do Autor

  • Nverson da Cruz Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Graduado em Ciências Contábeis (UFBA, 2011). Mestre em Contabilidade (UFBA, 2014). Doutor em Administração (UFBA, 2025). Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

  • Lindomar Pinto da Silva, Universidade Federal da Bahia

    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador (1992), mestrado em Administração Estratégica pela Universidade Salvador (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), com estágio sandwiche na École des Hautes Etudes Commerciales de Montreal ( HEC Montreal), Canadá. Atualmente é Docente da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia e professor Titular do programa de Pós-graduação em administração da Universidade Salvador. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração pública e Estudos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, gestão pública, cultura organizacional, reforma gerencial e modernização organizacional.

  • Mirian Gomes Conceição, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (2010), Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (2013) e Especialista em Educação a Distância pela Fundação Visconde de Cairu (2021). Atuou como gerente financeiro em distribuidoras de produtos químicos nos estados de SP, MG e RS. Foi coordenadora da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), no Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) foi Assessora da Presidência, Membro da Comissão de Assuntos Relacionados à Contabilidade Ambiental, Membro da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Membro da Comissão Permanente de Gestão do Plano de Logística Sustentável. Atualmente é professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da FAT. Membro da Comissão de Educação e Estudos Contábeis do CRCBA e Membro do Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade (COLID). Desenvolve pesquisa no Laboratório de Pesquisa em Contabilidade de Gestão da UFBA e no Grupo de Pesquisa Gestão, Contabilidade e Sustentabilidade em Organizações da UEFS. Atua em temas ligados, principalmente, à Contabilidade social e ambiental, Educação e Pesquisa Contábil, Diversidade na Contabilidade, Contabilidade Pública e Gestão de Resíduos Sólidos.

  • Miguel Angel Rivera Castro, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade Salvador (2004), graduação em Engenharia Comercial - Universidad de Valparaiso (1999), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (2008), doutorado em Energia e Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2011) e doutorado em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela (2012). Atualmente é professor titular da Universidade Salvador (UNIFACS), e professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, N. da C., Silva, L. P. da, Conceição, M. G. ., & Castro, M. A. R. . (2025). Teoria da escolha pública: revisão sistemática da produção mundial de alto impacto. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 17(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/434