Um estudo comparativo da estrutura curricular do curso de bacharelado em ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a estrutura curricular proposta pelo ISAR/UNCTAD/ONU

Autores

  • João Gabriel Nascimento de Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • Priscilla Milfont de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Ciências Contábeis, Graduação, Estrutura Curricular, UFPE, ISAR/UNCTAD/ONU.

Resumo

O estudo teve como objetivo pesquisar sobre a grade curricular utilizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no curso de graduação em Ciências Contábeis e compará-la aos modelos oferecidos pela ISAR/UNCTAD/ONU. Trata-se de um trabalho dedutivo, investigativo e fundamentado em análise de conteúdo e documental. Na análise dos dados, foi realizado o estudo comparativo entre os currículos. Concluiu-se que todas as disciplinas oferecidas no curso de Ciências Contábeis da UFPE demonstram similaridade com o currículo “global”, porém não o abrange por completo. Contudo, o projeto pedagógico apresenta flexibilidade em sua composição, para que o discente direcione sua formação e possa suprir as limitações do perfil curricular do curso.

Biografia do Autor

  • João Gabriel Nascimento de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco.
  • Priscilla Milfont de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco
    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco.
  • Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco
    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professora Adjunto 3 da Universidade Federal de Pernambuco do Departamento de Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nascimento de Araújo, J. G., Medeiros, P. M. de, & Fontes de Souza Vasconcelos, A. L. (2017). Um estudo comparativo da estrutura curricular do curso de bacharelado em ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a estrutura curricular proposta pelo ISAR/UNCTAD/ONU. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 6(2), 05-18. https://reacfat.com.br/reac/article/view/87