Avaliação de políticas públicas funcionais do município de São Paulo. 2002 – 2012

Autores

  • Maurí­cio Corrêa da Silva UFRN
  • José Dionísio Gomes da Silva UFRN
  • Fábia Jaiany Viana de Souza IFRN
  • Erivan Ferreira Borges UFRN
  • Aneide Oliveira Araujo UFRN

Palavras-chave:

Funções de Governo, Inércia social, Mudança Social, Efetividade.

Resumo

As funções de governo representam o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público. O objetivo desta investigação é avaliar se as políticas públicas funcionais implementadas no município de São Paulo, no período de 2002 a 2012, representaram efetividade social. Foi utilizado o método indutivo com mensuração quantitativa das Análises de Componentes Principais (ACP) e a Análise Envoltória de Dados (DEA). A avaliação abrangeu 24 funções de governo, que foram classificadas em 4 grupos de funções: administrativas, sociais, de infraestrutura e diversas. Os resultados revelaram que as políticas públicas funcionais implementadas no munícipio de São Paulo, no período de 2002 a 2012, representaram efetividade social no ano de 2012 para as Funções Administrativas (ADM), Funções Sociais (SOC) e Funções de Infraestrutura (INF) e o ano de 2004 para as Funções Diversas (DVR), na avaliação realizada pela Análise de Componentes Principais (ACP). Na métrica da Análise Envoltória de Dados (DEA), o ano de 2005 representou efetividade social para as funções educação e saneamento e o ano de 2004 representou efetividade social na função saúde.

Biografia do Autor

  • Maurí­cio Corrêa da Silva, UFRN
    Doutorado em andamento em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFRN). Mestrado em Ciências Contábeis pelo programa Multi-institucional e Inter-regional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN (2004/2005). Especialização em Contabilidade e Controladoria Governamental (2001/2002) pela UFPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belém - PA (1985). Lecionou na Faculdade Santa Catarina (FASC), Faculdade Boa Viagem (FBV) e na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE), no período de agosto de 2002 a julho de 2009. Tem experiência na área contábil do setor público. Exerceu a função de contador do setor público por mais de 15 anos. Linha de pesquisa: contabilidade governamental, controladoria governamental e auditoria governamental. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciências Contábeis, desde julho de 2009. Leciona as disciplinas: auditoria governamental, controladoria governamental, contabilidade governamental e administração financeira governamental.
  • José Dionísio Gomes da Silva, UFRN
    Graduado em Ciencias Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador Regional do Programa Multiinstitucional em Ciências Contábeis (Doutorado e Mestrado) da UFRN/UNB/UFPB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Hotelaria, Custos, Praticas Gerenciais sob a ótica financeira, Teoria da Contabilidade e Contabilidade Comportamental. É avaliador institucional e de cursos do Ministério da Educação -MEC/SINAES.
  • Fábia Jaiany Viana de Souza, IFRN
    Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional UnB/UFPB/UFRN (2014). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Contadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz. Suas áreas de interesse e atuação em pesquisa são: Contabilidade e Finanças Públicas, Transparência na Gestão Pública e Ensino e Pesquisa em Contabilidade
  • Erivan Ferreira Borges, UFRN
    Doutor em Ciências Contábeis (2012). Mestre em Administração (2005), Especialização em Contabilidade Gerencial (2001) e Graduação em CIENCIAS CONTABEIS (1999) todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor efetivo do Depto de Ciências Contábeis da UFRN. Tem experiência na área de Auditoria e Perícia Contábil, atuando como consultor, auditor e perito, nas esferas pública, privada e no 3o. Setor.
  • Aneide Oliveira Araujo, UFRN
    Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1978), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (1982), Mestre em Administracão de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1995) e Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora colaboradora da Universidade de Brasília. Tem experiência na Área de Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, custos, gestão, ensino e aprendizagem.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, M. C. da, Silva, J. D. G. da, Souza, F. J. V. de, Borges, E. F., & Araujo, A. O. (2017). Avaliação de políticas públicas funcionais do município de São Paulo. 2002 – 2012. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 7(3), 66-85. https://reacfat.com.br/reac/article/view/124